Mundo das Plantas & Naturopatia

   Neste canto - Metamorfoseando - pretendo realçar o poder das plantas, nomeadamente, o seu potencial terapêutico. Há a intenção de fazer chegar às pessoas não só o conhecimento popular que atribui às plantas determinadas características e propriedades, mas também e sempre que possível, especular o lado científico que explica de forma mais objetiva e esclarecedora essas características fitoquímicas e propriedades biológicas.


Hortelã
(Lençóis - Chapada Diamantina, Brasil 2010)


   A Naturopatia ou Medicina Natural é uma Medicina Alternativa Complementar, que evidencia a capacidade intrínseca do nosso corpo para se curar, acreditando e apostando, essencialmente na sua manutenção e prevenção. Os recursos usados na Naturopatia são de origem natural, como ervas e alimentos, colocando de lado os fármacos sintéticos usados na Medicina Alopática. A Naturopatia inclui distintas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem de carácter holístico, podendo em certos casos acompanhar terapias da Medicina Alopática.



Sementes de Mamona
(Lençóis - Chapada Diamantina, Brasil 2011)



    Penso que não devemos cair em fundamentalismos, mas acredito piamente na ideia de Hipócrates que "somos aquilo que comemos". Está mais do que provado, mesmo a nível científico, que o que introduzimos no nosso organismo vai ter um forte impacto na nossa saúde e bem-estar. Com certeza que há outros factores que influenciam a nossa qualidade de vida como, por exemplo, o nível de stress com o qual lidamos diariamente. Não obstante, através da Naturopatia é possível aprendermos a lidar com o stress, seja ele de que origem for. (Continuação para breve)