Wednesday, February 25, 2009

Las Escolleras

Já há algum tempo que tinha vontade de ir ao restaurante Las Escolleras pois, apesar de estar no norte do México e numa cidade onde se aprecia essencialmente CARNE (e de facto têm carne de excelente qualidade), o peixinho faz falta! Tem sido por preguiça vs cansaço que não tenho cozinhado peixe, mas já tenho no congelador uns ricos filetes de peixe e polvo para serem preparados e devorados brevemente :)

Mas voltando ao tema inicial, lá fui à famosa marisqueira de Saltillo e, CARAMBA, comi que me fartei! De entrada a bela empanada de pulpo (tipo rissol, mas um pouco maior, de polvo) e de prato principal pescado relleno (um peixinho recheado com queijo e camarão). Estava divinal! Mas esta pequena nota não é apenas para falar do que comi, mas também do que me lembrei! No menu vinha o famoso peixe com huitlacoche que conheci quando fui em Outubro a Querétaro.

Huitlacoche o cuitlacoche (Del náhuatl cuitlacochi, de cuitla 'trasero; excremento' + posiblemente cochi 'dormir'.) es el nombre que se le da en México a un hongo comestible de la especie Ustilago maydis, y que es un parásito del maíz. Resumindo, huitlacoche é um fungo asqueroso que se desenvolve no milho, mas pelos vistos muito saboroso!

Tacos de huitlacoche

E para além desta especialidade, lembrei-me do nome do peixe maravilhoso que comi em Dezembro na Cidade do México, HUACHINANGO!

México não é um país só de tortillas e carne, é um país com uma gastronomia riquíssima! :)

3 comments:

  1. Yummy! Tens de te alimentar bem, maninha.

    ReplyDelete
  2. :) Eu bem tento! Mas por vezes não resisto a certas tentações...as de sempre!

    ReplyDelete
  3. hum, comeres um parasita do milho... estás a tornar-te uma verdadeira asteca!!!

    ReplyDelete