Wednesday, March 18, 2009

Viagem a Houston

Tudo começou sexta-feira por volta das 8 horas, em vez das pretendidas 6 da manhã por problemas de audição (despertador) :P O único interesse de ir assim tão cedo era de passar pela fronteira México-EUA bem cedinho, pois ultimamente tem-se falado de 5 horas de espera para conseguir cruzar. Mas tivemos sorte, somente esperamos 40 minutos e mais uma hora na fila de emigração para pedir o documento necessário que nos permitiria viajar até Houston (pois passando 29 milhas da fronteira já é necessário uma autorização específica). Foi canja. Dizer onde íamos, a que íamos e por quanto tempo. Pagar e “bora lá”! Poderia dizer que é quase chocante o contraste entre o lado mexicano (Nuevo Laredo) e o lado estadunidense (Laredo). De um lugar descuidado (casas velhas e estradas degradadas) passamos a um lugar de estradas de qualidade, bem organizadas e com cinco vias (quando não eram sete). Enfim, não é nada assim tão inesperado sabendo que os EUA é um país economicamente mais forte.



Houston é uma cidade enorme. Por exemplo, o centro espacial da NASA (NASA Johnson Space Center) fica a 26 milhas do centro da cidade e todavia é Houston! As ruas estão extremamente bem sinalizadas e limpas, mas somos rodeados de edifícios, e mais edifícios, e mais edifícios!


A primeira paragem pelo centro de Houston foi no Downtown Aquarium. Foi uma visita agradável!

Também dentro das instalações do Aquário haviam alguns répteis e claro que o que me chamou mais atenção foi uma tarantula típica do deserto mexicano. Elas metem-se comigo, eu meto-me com elas! :P



Tive também a oportunidade de tocar numa raia. São bem suaves. Claro que era permitido fazê-lo mas, no fundo, veio-me à ideia “pobres animais que devem estar diariamente a ser perturbados”. Na verdade aproximavam-se bastante das pessoas e não pareciam importar-se nada com as carícias. De outro ponto de vista, talvez a energia, a atenção e meiguice das pessoas seja benéfico para estes animais.



Depois de um par de horas pelo Aquarium, da visita aos tubarões e alguma chuva pelo caminho, decidimos almoçar no Hard Rock Cafe. Adorei o ambiente, a história, a música, as curiosidades espalhadas pelas paredes e os detalhes…




Após uma refeição “bem estadunidense” (eu fiquei pela salada de grilled chicken, o Julio é que se atascou um hamburguer) e de muitos vídeo-clips bem variados e antigos (Madonna, The Cure, The Killers, Prince, Stevie Wonder etc etc etc), pusemos “pés-a-caminho” para o Toyota Center onde iriamos ver o tão esperado jogo Houston Rockets vs San Antonio Spurs. No entanto, apesar do entusiasmo ainda tinhamos duas horas de espera pois abriam às 18h e ainda eram 16h :)



Com essa espera, demos conta que o centro da cidade é repleto de puros edifícios e mais edifícios de escritórios, bancos, etc. e um restaurante/café/centro comercial é algo que não faz parte da lista. Caminhamos bastante e apanhamos muita chuvinha e frio, mas é mesmo assim que se conhecem os lugares! Trinta minutos antes de entrar no Toyota Center fomos tomar um café bem quentinho e o único lugar que encontramos foi o restaurante Guadalajara. Bom ambiente, boa música (cubana, mexicana e brasileira) e um café quentinho que soube pela vida! É impressionante a influência mexicana nesta cidade. Contactei com mais mexicanos (emigrantes) do que com estadunidenses. Não é surpreendente pois todo o estado de Texas pertencia ao México, daí as raízes fortes da cultura mexicana. Mas também estando “perto” da fronteira com o México (7 horas) é natural que muitas pessoas se sacrifiquem e emigrem para estas cidades com o intuito de conseguir uma vida melhor. Há pessoas que todos os dias cruzam a fronteira e trabalham em Laredo, o que não é dificil de entender pois há uma diferença abismal entre ganhar em pesos e dólares...

E por volta das 18h00 lá entramos no fantástico Toyota Center! Que emoção!...


Foi um verdadeiro espectáculo que valeu todas as horas de carro, frio e chuva :) 5*


E depois de um jogo fenomenal entre os Houston Rockets e San Antonio Spurs, o dia seguinte estava reservado para visitar o centro espacial da NASA. E, sem querer repetir-me, foi…um espectáculo!!!!!!



Muita ciência e conhecimento. É fascinante saber que alguns trabalhos científicos realizados no espaço se baseiam em experiências já mais que desenvolvidas no planeta terra, mas pela simples diferença de comportamento de certas reacções químicas nesse ambiente, a cura de doenças como diabetes, SIDA entre outras pode estar mais próxima do que se imagina!



O Julio fascinado com o fato de astronauta e eu encantada com o tipo de comida e o estilo de vida que os astronautas têm de levar para sobreviver nessas condições. Imaginem que por cada mês no espaço se perde 1.5% de massa óssea e há também perda considerável de massa muscular. Esse factor obriga os astronautas a bastante exercício diário e a um controlo rigorosíssimo do que consomem. Entretanto, fomos a uma tour que nos levou ao centro de treino (no comments…) e pudemos também vislumbrar o verdadeiro e gigantesco Saturno V.




Foram 6 horas no centro da NASA e facilmente ficaríamos outras 6, mas tinhamos de tentar aproximar-nos o mais possível da fronteira para ter uma segunda-feira mais tranquila (feriado aqui), pois terça ia ser um dia duro de trabalho. Conseguimos chegar a Laredo e paramos num dos imensos motéis de estrada. Desse tipo de motéis que temos a oportunidade de ver em “americanadas” :) mas claro que fizemos por escolher um que tivesse boa pinta :P Chegamos por volta das 23h, sem parar. Nada como uma boa noite de sono para recuperar energias! Quase todos os motéis que vi tinham piscina, e realmente para as temperaturas que se atingem não passa outra coisa pela cabeça se não um belo mergulho!!! Eu bem preciso apanhar um solzinho para ganhar uma “corzinha” e repôr energias :P




Entretanto, como bem conhecido é Laredo, “fomos de SHOPPING”. Mas, para não variar, ao fim de um par de horas já estava farta! Compras, definitivamente, não é para mim! Pura e simplesmente ABORRECE-ME! Não tenho paciência…tenho de estar “naqueles dias raros” em que me apetece vestir e despir, procurar e procurar, e são mesmo MUITO raros…Assim sendo, depois dessas duras horas :P tomei o meu cappuccino e já estava pronta de novo: PARA SAIR DALI!!!! E assim regressamos a Saltillo, sem qualquer problema em cruzar a fronteira (ninguém nos mandou parar) e foi mais uma boa e agradável viagem com montanhas maravilhosas e um sol quente a acompanhar-nos!


E agora minha gente, TRABALHAR e esperar duas semanitas para a “nova aventura” :D
El Chepe


2 comments:

  1. Tiveste dois dias em grande!!! O centro espacial da NASA deve ser uma loucura....

    ReplyDelete
  2. É tão bom poder pegar no carro e ir para um pais novo, uma cultura nova, assim tão facilmente, não é?

    ReplyDelete