Saturday, May 30, 2009

My latest acquisition


De uns tempos para cá tenho dedicado um pouco do meu tempo à parte técnica da minha Nikon para poder aproveitar o seu potencial ao máximo. Pus-me a ler o manual (em francês!) e assim reforçar o conhecimento que obtive pelo uso autodidata da máquina fotográfica :)

Na verdade, creio que muitas vezes é com o uso livre de uma máquina fotográfica (ah! e com um pouco de criatividade à mistura) que se captam as fotos mais interessantes. Mas se calhar, quem é conhecedor e profissional discorda desta ideia e considera que a importância por exemplo da luz numa foto faz toda a diferença. E tem a sua lógica. Mas, como tudo, por vezes cai-se em extremismos e hoje em dia há muita manipulação de imagem, o que até certo ponto pode descaracterizar a foto. E com a minha Nikon nem preciso de programas tipo photoshop pois posso fazer 1001 transformações à foto na própria máquina. Claro que isso até certo ponto não deixa de ser uma arte, o saber trabalhar texturas, efeitos de luz, etc... Enfim, depende da perspectiva e expectativa de quem tira a foto.

Há bastante tempo (desde que estava na Irlanda a fazer o meu mestrado) que tinha a intenção de comprar um tripé para a minha Nikon. No entanto, sempre os achei exageradamente caros em todos os lugares onde os procurei, desde Irlanda a Portugal. Mas tive de vir até ao México para conseguir o que queria :P E assim, com um tripé, posso brincar um pouco mais...a ver o que sai!

1 comment:

  1. Bem, eu diria que um tripé é só necessário para fotos nocturnas (ou de baixa luminosidade)... mas para uma taralhoca como tu, se calhar precisas de tripé mesmo para dias de sol!!! :P

    ReplyDelete