Friday, June 5, 2009

Todo o cuidado é pouco

Nas últimas três semanas quase uma dezena de portáteis foram roubados entre o Departamento de Alimentos (onde trabalho), o Departamento de Biotecnologia e o Departamento de Polímeros. Tem sido uma loucura! Ainda ontem, pelas 15h andava eu entre o laboratório de Microbiologia e o de Fermentações quando se sucedeu mais um furto a dois colegas. A esta hora o movimento pelos laboratórios é reduzido porque grande parte do pessoal sai para almoçar. Ninguém viu nada nem ninguém desconhecido, ao contrário de outras situações. O grande problema é que deixam os gabinetes abertos ou os seus pertences numa mesa de trabalho que existe num hall do Departamento de Alimentos. Já está mais do que provado que não se pode facilitar e adoptou-se agora uma medida extrema que é abrir e fechar as portas à chaves de qualquer laboratório em que estejamos a trabalhar. Na verdade, não é uma medida prática e hoje haverá uma reunião para propôr outras alternativas, mas de momento há que controlar esta situação de alguma forma e assegurar-nos que situações destas não voltam a passar. Para além de portáteis também roubaram 3 carteiras de Professoras e ontem sucedeu um roubo forçado de um portátil.
Conclusão: todo o cuidado é pouco!

2 comments:

  1. como te percebo. aqui é a mesma coisa. e quando uma pessoa vem carregada de coisas nos braços, a coisa complica (abrir/fechar portas à chave).
    há algumas semanas atrás, conseguiram apanhar um fulano com a "boca na botija", i.e. a tentar furtar um laptop. o que não tem justificação cá na suíça, pois as drogas/seringas, etc. são distribuídas gratuitamente num centro aqui perto da univ. e existem vários subsídios para os desempregados/toxicodependentes - por isso, não há desculpa para roubar...

    ReplyDelete
  2. Na verdade Li, são situações que ocorrem em qualquer parte do mundo. Aqui imagino que não haja o apoio para desempregados/ toxicodependentes que descreves haver na Suiça, mas de qualquer forma "nunca há desculpas para roubar". Muitas vezes é o desespero, a droga, os maus caminhos que seguem... Resta-nos somente cuidar bem dos nossos pertences e evitar estas situações.

    ReplyDelete