Saturday, July 4, 2009

Guadalajara - Chapala - Tlaquepaque


Assim começou esta pequena jornada, já ao fim da tarde vislumbrando o entardecer a caminho de Zacatecas. Conseguimos chegar a Aguascalientes (500 km de Saltillo) onde paramos para descansar. Guadalajara esperava-nos a 300 km, mais coisa menos coisa.


First day of the journey


Já posso dizer que estive nas três maiores cidades do México: México D.F. (capital), Guadalajara e Monterrey (por ordem decrescente de número de habitantes). Apesar de ter México D.F. no coração pelos lugares maravilhosos que visitei, Guadalajara foi uma “lufada de ar fresco” pela história, pela tradição, pelos Mariachi! Adorei esta cidade!




Catedral de Guadalajara




Palácio do Governo


Houve a oportunidade de dar uma volta pela noite de Guadalajara com a ajuda do Canelo :) Muito restaurante "high level", muito bar, e menos Mariachi do que esperava, uma vez que esta é a cidade de origem dos Mariachi. Mas já nos deram a informação sobre onde jantar e apreciar um belo folclore e música de Mariachis!

Um passeio muito agradável!

Já de dia, fizémos a Tapatío Tour e entre vários lugares pudemos apreciar as grandes avenidas como a de Vallarta, López Mateus, Mariano Otero e Chapultepec, passando por Los Arcos de la Ciudad, Plaza del Sol, Los Arcos del Milenio, Monumento a Los Niños Héroes etc etc etc...mas é melhor ficar por aqui caso contrário aborreço com tanto blá-blá-blá quando o importante são as fotos :) (Agrego alguns links na descrição de algumas fotos, caso haja a curiosidade de saber um pouco mais sobre lugares ou monumentos ;)


Tapatío Tour



Templo "Expiatório"







Paseando por las calles de Guadalajara


A 45 km de Guadalajara encontra-se a maior lagoa do México, La laguna de Chapala. Esta lagoa tem simplesmente 80 km de comprimento e 18 km de largura, é impressionante!




A seguinte paragem foi na pequena mas encantadora cidade chamada Tlaquepaque, a 18 km de Guadalajara. Fiquei mesmo encantada com este pequeño pueblo con calles muy arregladas y limpias, com uma quantidade incrível de artesanato de sonho! Vi peças em cerâmica lindas, lindas, lindas e só pensava como ficaria tão bem na minha casa :P Mas depois vinha o lado racional e dizia "Silvia, como vais levar isto para Portugal?!". Correr o risco de chegar a Portugal com peças quebradas (mesmo levando-as comigo) seria devastador (já tive essa experiêcia!)... Assim sendo, fico-me com a cerâmica linda que temos também no nosso país e levo outras peças de artesanato do México em que não corro o risco de danificar regressando a Portugal ;)








Antes de terminar, devo dizer que estes dias, apesar de quentes, foram sempre alvo da ira de Tláloc (Deus da chuva). Mas mesmo assim, tem sido possível desfrutar ao máximo!


Esperando que Tláloc se acalme e nos deixe prosseguir a caminhada, pois com a força da chuva não há guarda-chuva que resista!


And the journey continues!

3 comments:

  1. Gostamos de ver e continua a visitar os lugares característicos para nos dares a conhecer as belezas do México (Papá)

    ReplyDelete
  2. umas mini-férias merecidas :)
    deveria fazer o mesmo aqui na suissinha - um roteiro turístico - claro que comparado ao méxico este país não é tão rico paisagistica e culturalmente falando, mas tem os seus encantos.
    preciso é de uma boa companhia para me meter ao trabalho e a caminho :)

    ReplyDelete
  3. amigui!!!!
    Ke te digo? :D ya te lo merecias, y para eso viniste acá: a conocer y vivir Mexico (ya me oi como propaganda publicitaria de gobierno, jajaja xD) de veras, ke bueno ke se dieron la oportunidad de conocer una parte de este hermoso país...y pues de vivirlo a plenitud!!!
    Saludos desde Saltillo, Coahuila :D

    ReplyDelete