Monday, July 6, 2009

Tequila - Puerto Vallarta


Antes de deixar la precisosa ciudad de Guadalajara ainda houve tempo para dar uma caminhada com a companhia do nosso amigo SOL e chegar rapidamente aos Correios para deixar uma cartita à família! Por volta do meio-dia começou a Ruta del Tequila pela “estrada nacional”. A estrada até estava em boas condições comparando com a experiência que tivémos mais ao fim do dia…


Leaving Guadalajara





Ao ir pela “estrada nacional”, aqui chamada “carretera libre” (pela auto estrada pagando portagens, chamam “carretera quota” ou “autopista”) foi possível vislumbrar quilómetros e quilómetros de campos com agave azul (planta a partir da qual se produz tequila). Há, aproximadamente, 200 espécies de agave, mas somente se produz tequila usando uma única espécie, o agave azul.




Chegando a Tequila, un pueblo muy mexicano, como dá para imaginar são lojas e fábricas e museus de e sobre TEQUILA! Entre vários produtores deste elixir mexicano fomos à fábrica José Cuervo que pertence à família Cuervo, produtora de tequila há mais de dois séculos. Foi muito interessante conhecer todo o processo de produção de tequila. Embora não havendo grande novidade no processo de fabrico da tequila (fermentação/destilação), houve detalhes interessantíssimos sobre tradições e costumes relacionados com esta bebida.


Pequena praça no centro da cidade de Tequila



Parte da fábrica onde se mostrava como se produzia artesanalmente a tequila

Após o cozimento do agave obtém-se um sumo concentrado em açúcares (usados na fermentação) e resíduos fibrosos. Como antigamente não tinham outra forma de separar as fibras do sumo do agave, metiam-se dentro dos barris onde se armazenava o respectivo sumo e resíduos resultantes do cozimento do agave e retiravam manualmente os resíduos fibrosos. Explicou a senhora (guia) que hoje em dia se usam leveduras para acelarar o processo fermentativo (até aí, OK!). Mas, nesses tempos antigos, os microorganismos presentes nos homens que se metiam nesses barris para retirar os ditos resíduos fibrosos ajudavam no processo de fermentação!!! Como não?! Que rica tequila deviam produzir, cheia de nutrientes ;) E depois de conhecer a fábrica ofereceram-nos una Margarita, SIN TEQUILA! Como, porquê?! Bom, primeiro para começar, Margarita sem tequila para mim não é Margarita; segundo, não era permitido o consumo de álcool dia 4 de Julho pois HOJE, dia 5 de Julho é dia de eleições (votação) e todo o país foi proíbido em consumir álcool (para votarem conscientemente, creio :P)



Tomando mi MARGARITA SIN TEQUILA! :)


Também ao longo da estrada viam-se tienditas e mais tienditas cheias de artesanato de Tequila (cidade) com tequila (bebida) :) Claro que, apesar de “não se poder” sequer comprar tequila pela razão que referi atrás, venderam-me obviamente unos regalitos alcoholicos que levarei a Portugal!



Bom, depois veio a chatice…a estrada que ligava Tequila a Puerto Vallarta. Muito lindo no ínicio, com a serra verde e imensa. Por vezes sentiamo-nos mesmo no meio da selva, não fosse a via de alcatrão a devolver-nos ao "mundo civilizado”. Mas queriam fazer-nos acreditar (nas portagens) que estavamos perante uma autoestrada!...A estrada nem estava muito má, mas havia somente uma estreita via para cada lado (ou seja, havendo a porcaria de um camião ou autocarro era para esquecer) e curva contra curva. The big issue foram as 4 horas e meia de percurso que nos levou este trajecto quando tinhamos em mente fazê-lo em apenas duas horas. Mas até aí tudo bem, vamos apreciando a paisagem, tomando fotos, tentar não enjoar com as curvas. O que chateou foi a chuva forte vs relâmpagos que apanhamos durante uma parte do percurso. Tivemos mesmo de encostar o carro a uma dada altura e DETESTO ISSO! É assustador… Mas lá chegamos a Puerto Vallarta e a recepção foi com muita chuva e um calor sufocante! Quando cheguei (21 horas) nem pensei duas vezes, foi pôr o biquini e dar um mergulhaço no mar. Ainda havia luz e apesar de a praia estar deserta soube-me pela vida o mergulho e a chuva no rosto!



Parte do percurso agradável até Puerto Vallarta :)


Pueblitos pelos quais passamos até chegar a Puerto Vallarta



E agora é RELAXAR.



Não gosto mas tem de ser, senão CAMARÓN!!!



Depois da praia, tirar a areia na piscina…MENTIRA! Passei pelo duche!!!


Ganando un colorcito, como me dizem aqui :)





Paseando pelo Malecón. Nesta foto vê-se o rio Cuale que desagua directamente no mar. Em épocas de chuvas (QUE SÃO AGORA!) este rio fica com esta cor encantadora devido à terra que arrasta desde a serra. Por isso, a água do mar fica também por vezes com uma cor um pouco estranha, tirando o apetite de nele mergulhar…


Continuing the journey :)

2 comments:

  1. divino! mas essa da margarita sin tequila é de rir! faz-me lembrar a irlanda, quando na sexta-feira santa é proibido vender álcool; e é vê-los no dia anterior esvaziar as lojas e na sexta consumi-lo! deve ser o dia em que mais álcool se consome naquele país.

    ReplyDelete
  2. silvinha!! muchisimas gracias por pasarme el link de tu blog! asi me pongo al dia de como te va! me encanta la cara k tienes en la foto donde te estas poniendo proteccion solar! es bastante divertida! jjeje Cuidense

    ReplyDelete