Wednesday, September 30, 2009

Um desejo...


Tenho muitos desejos, mas o mais recente era visitar a Riviera Maya antes de regressar a Portugal. Nem quis falar ou pensar muito no assunto porque não sabia se teria disponibilidade de tempo e tempo (€), e assim evitaria criar muitas expectativas para não sair desiludida. Quanto ao tempo é sempre uma questão de organização, e como é óbvio há prioridades (trabalho!...). Mas quem me conhece sabe que sou bem organizada e que quando meto uma coisa na cabeça é difícil esquecê-la! Este ano aqui no México, apesar de vários obstáculos e dificuldades, foi um ano produtivo em termos de trabalho, e por isso achei que tempo havia para realizar esta vontade. O outro tempo (€) esse também é uma questão de organização e boa gestão. Conclusão, para além de ter a oportunidade de conhecer mais alguns lugares especiais do México terei um encontro mais espectacular e mais especial ainda com duas pessoas que me são muito queridas, os meus amigos Sílvia e Valter. Embora não tenha a oportunidade de celebrar a vossa união no dia 3 de Outubro, vamos poder celebrar aqui todos juntos com muita paisagem linda, muita praia, passeio, salsa e merengue! Não terão fotos nossas no vosso casamento para recordar mais tarde, mas terão fotos nossas na vossa lua-de mel :)


E até que cheguem esses dias de descanso e passeio, continuar a trabalhar e sonhar...

Fotos do google (...por enquanto...:)

3 comments:

  1. É o meu grande sonho: visitar a civilização Maya. :)

    ReplyDelete
  2. A sério Gimbras? :)

    Eu também sempre senti um fascínio muito grande por estas civilizações pré-colombianas. Em 2006 tive a oportunidade de ir a Teotihuacan e conhecer mais de perto a cultura Azteca. Descobrir detalhes sobre esta cultura era como dar um doce a uma criança: um sentimento de entusiasmo e curiosidade insaciáveis. Eu senti-me uma formiguinha quando subi à pirâmide do Sol (maior do que a pirâmide da Lua) e vislumbrei todo aquele território dominado por uma civilização já extinguida. E o incrível foi descobrir que Teotihuacan é uma percentagem territorial muito pequena de toda a extensão pertencente à civilização Azteca. É realmente muito interessante conhecer a sua arte, arquitectura, religião, simbologia, ciência e organização social. No ano passado fui ao Museu de Antropologia na Cidade do México. É impressionante! São necessárias muitas horas mesmo para ver todo aquele imenso museu com tanto detalhe sobre distintas culturas mexicanas que nem sabia que tinham existido (cultura Totonaca, Zapoteca, Olmeca, tolteca, Zempoaltecas, Tlaxcaltecas, entre outras…) e saber um pouco mais das tão faladas culturas Azteca e Maya. Estar nestes lugares causa-nos uma sensação mágica. Um dia gostava de ir ao Perú e sentir a magia dos Incas!... A ver quando! :) Vale mesmo a pena, nem que seja só para vivenciar essa sensação tão estranha que nos invade e nos marca para sempre.

    Abraço

    ReplyDelete
  3. Olá Silvia,

    Nem sempre posso corresponder a todas as propostas que recebo para fazer viagens que resultem em reportagens. A Riviera Maya é um desses destinos, onde o destino não me levou, por outros compromissos. E é engraçado que nunca tive compromissos que me impusessem partir em Lua de Mel. Mas, por muito estranho que possa parecer, guardo na memória algumas Luas de Mel que tomara muitos casais terem vivido. Até tive casos em que repeti a Lua de Mel; vários casos, alguns várias vezes. Porque sempre achei que se Natal é quando um homem quiser, porque não acontecem outras coisas quando queremos? Sabem bem melhor do que quando elas são agendadas, intensamente programadas e inflaccionadas por expectativas que quase sempre saem frustradas. Por isso é que eu sinto que vivi imensas Luas de Mel em plena Lua Cheia; e sempre fugi dos Quartos Minguantes...
    Tanto quando pude ler, os seus amigos já se casaram. Mesmo sem os conhecer, desejo, sinceramente, que sejam muito felizes. E porque não para sempre? Era bom que fosse mesmo esse o estado de espírito de todos os noivos, quando se casam. Mas já conheci tantos que antes de dizer o "sim" só pensavam onde se estavam a meter, como se sentissem num beco sem saída. Esta noite, num dos raros momentos em que escutei televisão — sim, escutei, porque não estava a olhar... — ouvi o antigo Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, dizer, numa entrevista em directo, que já leva 60 anos casado...com a mesma mulher! Não há-de ser o único, mas há que reconhecer que são cada vez mais raros os casais que casam até que a morte os separe. Caramba, quando eu nasci já levavam 15 anos casados!
    Quanto a si, que diz que quando mete uma coisa na cabeça é difícil esquecê-la, mas que também diz que não fala nem pensa muito nos assuntos que escapam ao seu controlo pleno, para não criar expectativas e não ter desilusões, desejo-lhe apenas que tenha mais...desejos. E que não lhe tragam desilusões, antes pelo contrário, que superem as expectativas.

    Besos,

    Alex

    PS - "Vale mesmo a pena, nem que seja só para vivenciar essa sensação tão estranha que nos invade e nos marca para sempre". E acrescento, citando não a Silvia, mas sim Fernando Pessoa, que "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".

    ReplyDelete