Saturday, September 19, 2009

Viagens...


Há vários tipos de viagens. Esta minha última viagem foi pelo tempo. Estava eu a fazer um zapping para encontrar um programa na TV que acompanhasse bem a minha hot cake and glass of milk quando dou com a famosa sitcom The Love Boat no canal American Networks. Que delícia! Parecia regressar nesse instante ao sofá, na companhia da minha avozinha, para assistir a mais um desses episódios onde o romance e a diversão são uma receita explosiva de bom entretenimento. Esta série começou em 1977 e terminou em 1986. Era eu uma cachopita quando foi realizada, mas recordo-me muito bem de alguns desses episódios na companhia da minha avó!



E aqui ficam mais duas músicas de Jack Jones (cantor do tema The Love Boat) fazendo-me viajar no tempo with a smooth and romantic song “Shadow of Your Smile”, e também ao som de um bom jazz com “What Now My Love”!


Sweet!!!

(Vou passar o resto do dia a cantarolar The Love Boat!)

4 comments:

  1. Olá SM,

    Essa série televisiva teve um impacto enorme nos EUA e foi fundamental para estimular o mercado dos cruzeiros. Aliás, a própria criação da série e o longo período em que permaneceu nos écrans, não foi inocente desta questão, bem pelo contrário: ficou a dever-se aos avultados patrocínios que obteve por parte de associações de armadores e de promotores de cruzeiros, que necessitavam de rentabilizar as suas frotas de navios de passageiros com viagens turísticas, porque as viagens regulares tinham deixado, definitivamente, de ser rentáveis com a entrada dos anos 70. Recordo-lhe que em meados dos anos 70, o porto de Lisboa era escalado regularmente por inúmeros paquetes — é assim que se designa um navio de passageiros, não confundir com moços de recados tipo "office boy", que em Portugal têm a mesma designação... — que ofereciam ligações para destinos tão diversos como Tanger, Marrocos (lembro-me que a passagem de ida e volta com automóvel custava o equivalente a 35 euros), ou Santos, Brasil. Muitos dos portugueses que fugiram após a revolução de Abril de 1974 fizeram-no embarcando num desses paquetes, normalemente italianos, rumo ao Brasil, mas entretanto a aviação ganhou um desenvolvimento tal que as tarifas começaram a ser mais acessíveis e deixou de ser rentável ir de paquete. apanhava-se o avião e qualquer viagem intercontinental de nove dias era feita em menos de um dia, a bordo de um Jumbo, como se tornou usual chamar aos Boeing 747.

    Beijo,

    Alex

    PS - Também vi muitas vezes essa série e já fiz diversos cruzeiros. Felizmente que a realidade não é essa, mas há muita gente que ainda hoje fantasia com isso.

    PS - E para que fique a saber um pouco mais, a origem da célebre expressão "JET SET" tem haver com toda esta questão das viagens de navio ou de avião: em meados dos anos 50, quando começaram a operar as primeiras ligações aéreas com aparelhos a jacto, uma das excentricidades dos ricos era, precisamente, fazer umas curtas férias num destino servido por jacto. O Rio era uma das escalas preferidas e iam e regressavam todos bronzeados em menos tempo que um paquete atravessa o Atlântico para lá chegar. E os que não podiam sequer viajar, ia vê-los chegar ao aeroporto e desembarcar dos jactos, em Heathrow, Londres, apelidando essa elite de "Jet Set". Quando eu era miúdo, lembro-me do meu Pai me levar ao Aeroporto de Lisboa, espreitar os aviões da esplanada por cima do terminal. E de casa, via os paquetes a sair do Tejo...

    ReplyDelete
  2. Olá Alexandre,

    Eu vi muitos episódios deste sitcom mas infelizmente ainda não tive oportunidade de fazer um cruzeiro. Bom, não conta a viagem que fiz de 16 horas de Cherbourg (França) até Rosslare (Irlanda), quando decidi levar o meu carro… Adorava fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Está nos meus planos, mas sem data ainda…

    Um abraço,

    Silvia

    PS. Obrigada por ter partilhado algum do seu conhecimento neste post (isto porque se inibiu no post anterior). Assim sai toda a gente a ganhar; o Alexandre com a sua partilha, e quem o lê aprende sempre um bocadinho mais! ;)

    ReplyDelete
  3. Ah... "The Love Boat", que recordações!

    ReplyDelete
  4. ohhh que saudades. Neste tempo, achava que a vida era assim...
    Qq dia faço um cruzeiro e nunca se sabe... ;OP
    bjinho

    ReplyDelete