Wednesday, September 16, 2009

Viva México...


...e Viva Sagres! A cerveja, não a vila; não menosprezando a pequena vila de Sagres que nos enche os olhos pelas suas bonitas vistas, desta vez foi a cerveja que nos encheu, não os olhos, mas o estômago. Passo a explicar. Embora a Independência do México tenha ocorrido no dia 16 de Setembro de 1810, comemora-se este dia histórico na noite de 15 para 16. Como já mencionei em posts anteriores, uma festa mexicana que se preze não dispensa uma bela carne assada na brasa, cerveja q.b. e muita música. Ah! E boa disposição, claro. Este ano fizeram-me uma boa surpresa. Encontraram no HEB (uma cadeia de supermercados estadunidense conhecida pela variedade e qualidade dos seus produtos, comparando com os supermercados mais frequentados como Aurrera e Soriana) a bela cerveja portuguesa, Sagres! Não ando aqui por terras mexicanas em busca do que é português. Desde sempre me chamou à atenção experimentar tudo o que podia de origem mexicana; mas depois de 9 meses até soube bem tomar uma Sagres (embora em minha casa em Portugal se opte sempre pela Super Bock). Foi bem apreciada, não só por mim! E depois de algumas palavras do Presidente Calderón na TV que pareceram uma actuação forçadíssima baseada num texto repetido e hipócrita sobre liberdade e democracia, deu-se el Grito de la Independencia em todos os Estados da Républica do México.

Saboreando uma Sagres bem fresquinha, e se o meu Paizinho estivesse aqui diria: "só faltam os tremoços e os amendoins". Mas houve a rica azeitona preta e branca, e as tão apreciadas quesadillas en tortilha de farinha de trigo.


Las quesadillas, conhecidas aqui por quecas. Já lhes comentei o que é uma queca em português, e agora há sempre um sorriso malicioso quando perguntam "Quieres una queca?".


O resultado de algumas cervejas a mais e de alguma parvalheira boa. Para que não pensem que fui buscar um lençol e decidi que o Halloween chegou mais cedo fazendo-me passar por fantasma ou algo do género (até nem acho piada nenhuma ao Halloween!), explico-lhes que este foi un regalito dos meus amigos Ruth e Mário (na troca de presentes do Natal passado) em que me ofereceram um jorongo de lã, típico do México.

Representando o típico mexicano depois de uma festa...pura huasa... pinche Alex siempre bromeando! Riamo-nos à brava pensando que realmente esta é mesmo a imagem que os filmes ou os próprios souvenirs do México transmitem às pessoas sobre o povo mexicano; com o seu sombrero e com uma grande tosga de Tequila.



Tão fresquinha... a cerveja, eu já nem tanto :)

Y VIVA MÉXICO!

8 comments:

  1. Por terras latinas, creio que é comum não ser necessário um grande motivo para se fazer uma festa...mas essa celebração da Independência foi um óptimo pretesto!!!! Viva la fiesta e a cerveja Sagres:)))))
    E que bom ver esse teu sorriso!!! Te estraño guapa***

    ReplyDelete
  2. Joaninha linda,

    A vida por si só já é um bom pretexto para celebrar! E a cervejinha Sagres, desta vez, veio só complementar essa celebração ;) También te extraño mucho muchacha, y ya pronto estaremos juntas platicando lo de nuestras aventuras! Besitos***

    ReplyDelete
  3. Ui! gostei das quecas e da sagres...a última foto tá o máximo. VIVA o convívio!
    bjinho

    ReplyDelete
  4. "Quieres una queca?" Loooooooooool... :P

    Está demais essa imagem do Alex. :D

    ReplyDelete
  5. amiga, perdoo-te a traição - teres bebido uma sagres em detrimento da nossa nortenha superbock ;P

    as fotos são fantásticas as always (sobretudo a do alex de sombrero e garrafa de tequila) e adorei o trocadilho das "quecas". tive uma situação semelhante quando na conversa com a minha colega siciliana descobri que em italiano mignotta (foneticamente parecida com "minhota") significa prostituta ;)

    ReplyDelete
  6. Olá mjoaob, Gimbras e Li!

    E o que queremos mesmo? Muita “queca”, muita cerveja e muito convívio! O resto é conversa… :P

    Li linda, não sou nada de bairrismos :D Seja Sagres ou Super Bock, é sempre bemvinda! Se fosse assim, que faria eu sem os pastéis de Belém??? Portugal já é suficientemente pequenino para o dividirmos ainda mais! VIVA PORTUGAL!!! :P

    Beijinhos a todos

    ReplyDelete
  7. "pastéis de belém"??? não querias tu antes dizer "natas" :)

    há um texto de miguel esteves cardoso sobre o norte que retrata perfeitamente o orgulho de ser nortenho. demasiado longo para ser aqui retranscrito.
    portugal é pequenino sim, e quando estamos longe, portugal é o nosso país e deixamos de vê-lo por regiões vero. mas mesmo assim continuo regionalista - não tem explicação ;)

    ReplyDelete
  8. Li,

    Pastéis de belém ou natas, bica ou cimbalino, etc, etc...c’est la même chose! :P

    Tenho muito orgulho de ser do Porto e adoro a minha cidade, mas não me considero "regionalista"… ;)

    Beijocas***

    ReplyDelete