Wednesday, October 14, 2009

Last trip Mexico 2009 – Day 2


O segundo dia desta viagem pelo estado de Quintana Roo estava destinado às ruínas de Tulum, que se encontravam aproximadamente a 40 km do nosso hotel que ficava numa das praias mais bonitas (dizem!) da Riviera Maya, Playa del Carmen. Decidimos alugar um carro e como nesse dia não tinham o modelo que desejávamos deram-nos um Jeep Wrangler vermelhusco, para condizer com o calor e a energia boa desse dia! Nunca tinha conduzido um jipe e parecia uma catraia de tão emocionada que estava. Já conduzi algumas Pickup trucks aqui no México (no belo rancho), mas como tenho um gosto especial por jipes foi mesmo uma emoção!


Chegando a Tulum, havia uma entrada repleta de pequenas lojas de artesanato e alguns cafés-restaurante. Passando essa zona iniciava-se um pequeno percurso de terra batida para chegar até às ruínas. Tinhamos a opção de ir num pequeno carro-comboio, mas eu queria mesmo era andar e sentir aquela terra, aquele sol quente, aquela leve brisa abafada e húmida. Não, não sou masoquista, mas adoro testar os meus limites ;) Faltou um chapéuzinho ou um lenço para proteger a cuca, mas foi uma caminhada muito agradável com pequenos trechos de sombra daquele arvoredo tão exótico. Não me lembro de suar tanto, nem de ver tanta iguana no meu caminho. Impressionante! Antes de iniciar a caminhada (que foi curta, de uns 10-15 minutos) tirei a bela foto com duas iguanas lindas. Foi delicioso tocá-las e sentir o áspero e fresco das suas peles.


Ao chegar às ruínas de Tulum foi vislumbrar uma paisagem e mar maravilhosos, e pisar esta zona arqueológica tão famosa que um dia foi uma antiga cidade muralhada Maya. Tulum é uma palavra Maya que designa barreira ou parede, o que se entende facilmente pois a cidade encontra-se rodeada de uma espessa muralha protectora. Esta cidade era designada pelos Mayas pelo nome de Zamá, que significa cidade da aurora. Com vistas fabulosas e praias impressionantes, deixo aqui algumas fotos...


Depois de alguns minutos de descanso à sombra e de uma bela re-hidratação com muitos fluidos foi seguir para mais um lugar maravilhoso, o parque aquático natural de Xel-ha. Ao chegar ao parque todos os pertences deviam ser guardados num cacifo e só aconselhavam levar mesmo o biquini porque a ideia é andar o dia todo na água. Caminhamos até o início do rio e foi sempre a dar-lhe (nadando) até ao mar. Eu, peixinho dentro de água, feliz da vida! Foi inesquecível e não tenho fotos desse percurso maravilhoso porque ainda não revelei as fotos que tirei com uma máquina (descartável) própria para água que comprei para tentar materializar alguns desses momentos. Passamos uma tarde mágica nesse parque, com muito sol, água, peixinhos entre nós e algum descanso merecido nas redes estrategicamente colocadas entre palmeiras que davam uma sombra deliciosa e relaxante. Não tive a oportunidade de fazer algo que desejo mesmo muito, nadar com golfinhos, porque era excessivamente caro. Fica o desejo de os sentir perto de mim, de os acariciar e de brincar com eles. Mas foi muito giro vê-los interagir com algumas pessoas.




Hotel, jantar (o verdadeiro "encher a pança"), muitos sorrisos e dormir que "amanhã há mais"!


3 comments:

  1. fotos lindas e modelos lindas, como sempre :)
    obrigada pelo apoio e pelo telefonema-surpresa. só mesmo tu, amiga!

    beijinho.

    p.s. ainda estou arrepiada dessa tua foto com as iguanas...

    ReplyDelete
  2. Excelente. :D

    Também ficaria maluquinho nesse jipinho. :D

    ReplyDelete