Friday, December 3, 2010

Dois dias ou duas semanas?

Surgiram várias ideias para o título deste post. Em tom de brincadeira for myself pensei em Dois dias e cinco meios de transporte - à imagem do post anterior -, Intolerância ao frio - à imagem do meu desagrado profundo por baixas temperaturas -, entre outros. Prevaleceu o mais sóbrio e sério (ironia pura). E assim foi, mais uma viagem, e desta vez à Alemanha; país que nunca visitaria se não fosse por trabalho. Why not? Porque, simplesmente, prefiro destinos mais calorosos, digamos assim. Na verdade, andei nos últimos meses à procura de congressos mais especifícos e direccionados à minha área (plantas) e, ao encontrar um na Europa - acessível tanto em termos de custos de viagem como de inscrição - não deu para pensar duas vezes, vamos lá a Dortmund. Dezembro, Dortmund, neve, frio, eu aguento. Claro que aguentei, até de mais! Menos dez graus Celsius, e, enquanto esta vivência estiver gravada na memória, a neve ficará na televisão, nos livros, para aqueles que dela desfrutam. Eu, de uma vez por todas, admito: sou intolerante ao frio! Não há beleza branca que compense a ausência de circulação e dores fortes nas pernas e extremidades, ou o medo de respirar fundo ao caminhar com receio de congelar os pulmões! Sempre gostei de Sol, calor, de preferência ao pé do mar ou rio, e faz parte de mim, do meu bem-estar. No entanto, foi uma viagem repleta de ocorrências engraçadissímas e inesperadas. Assim num flash, posso falar do engano no aeroporto e da necessidade de agarrar um autocarro e dois comboios para chegar ao destino desejado (com a ajuda de um outro português, o João, tudo foi bem mais fácil!); uma queda brutal de um senhor saído de um pub enquanto caminhava e procurava o meu hotel - ainda consigo ouvir o peso do seu corpo estatelar-se no chão como um pedaço de carne numa tábua de um talho (eu sei, é uma analogia estranha, mas foi a primeira ideia que me surgiu no momento!) -, das casinhas/tendas coloridas no centro de Dortmund apelando ao espírito Natalício, carregadinhas de doces e outros comeres bem calóricos para aquecer o corpo e a alma; os rinocerontes com asas espalhados pela cidade como símbolo da consagração de Dortmund como capital da cultura de 2010; congresso no 18º andar do Harenberg City-Center; perda do avião de regresso; horas e horas de espera; e, finalmente, posso mencionar que o desespero, de pensar na possibilidade de ter de esperar não sei bem mais quantas horas no aeroporto para poder apanhar o primeiro comboio do dia seguinte, motivou-me a alugar um carro às 19h30 para fazer 600 km em 5 horas, passando por acidente, chuva torrencial, tremeliques de carro e polícia. Mas consegui dormir em CASA! Dois dias que pareceram duas semanas, mas eu só me ria!


"Caminho" agora para um destino bem mais quente... um lugar muito especial... já só faltam 21 dias!

Foto: SmartinS, Canon G10 (ISO 80, F2.8, 1/4)

No comments:

Post a Comment