Saturday, April 9, 2011

Chegando a Porto de Galinhas

Viajar é um vício e, depois de muita conversa com o pessoal do pensionato, Porto de Galinhas foi o destino escolhido para desfrutar um lugar pouco urbanizado - fugir dos enormes edifícios à beira mar, típicos em muitas cidades do litoral Pernambucano - de belas praias e muita Natureza! Porto de Galinhas reúne todos estes aspetos, sendo um lugar bastante turístico. Para evitar a agitação turística a solução foi mesmo ir a meio da semana; questão de organizar o trabalho e bora pegar o onibus! Esperávamos o autocarro da companhia Cruzeiro - anunciada em muitos dos sites referentes a Porto de Galinhas - mas, após algum tempo de espera, quando apareceu o autocarro urbano por metade do preço (5.30 reais) nem pensamos duas vezes. O chato mesmo foi entrar e ver que não havia lugares vagos, e a sorte foi arranjar um espacinho nos degraus de uma das saídas. A viagem é curta, cerca de uma hora e meia, e durante todo o trajeto vislumbra-se a típica Mata Atlântica da região.

Sem alojamento marcado, e sabendo que mesmo as pousadinhas mais humildes cobrariam entre 100 a 150 reais por quarto, ao chegar à pracinha central fomos abordados por um guia turístico que nos indicou dois lugares bem económicos, um albergue - que já nem me recordo bem do nome mas de aspeto duvidoso - e a Pousada Yeeah - conhecida pela pousada do americano. O dono nasceu nos Estados Unidos da América e vive no Brasil desde os 8 anos de idade. Apesar de já levar uma vida pelo Brasil, não tem um português totalmente fluente e houve ainda troca de palavras em inglês durante a conversa. Pelo mesmo preço, 60 reais, decidimos ficar na pousada localizada a dois passos do mar e da zona das piscinas naturais.


Foi só o tempo de pousar as mochilas, que iam leves, e dar uma volta a pé pela Praça para ter uma ideia dos passeios a fazer. Descendo a escadas da pousada que iam dar à rua principal, Rua da Esperança, após uns breves minutos abordou-nos um senhor anunciando passeios de buggy. Aproximamo-nos sem expetativas mas com a curiosidade de saber os preços que praticava. Cento e vinte reais o passeio, mas para vocês faço 80 reais - assim nos convenceu! Considerando que eramos duas pessoas e que o passeio de quatro horas nos levaria às principais praias a litoral norte e sul de Porto de Galinhas, achamos um preço aceitável - mesmo para um dia da semana e com o turismo ligeiramente desacelerado.


Então começou o passeio!



Esta primeira foto é já numa das praias do roteiro, a Praia do Cupê, após pé na estrada e de uns belos abanões e pulos em zonas de areia - a chamada e conhecida emoção de buggy! A Praia do Cupê fica a norte de Porto de Galinhas e é conhecida pelas suas ondas fortes, areia batida e impressionantes coqueirais.


Seguimos então para a Praia de Muro Alto que é formada por arrecifes que compõem uma piscina natural com cerca de 2.5 Km de extensão de águas calmas e translúcidas. Nesta praia encontram-se alguns dos principais resortes do Brasil como o Nannai Muro Alto (onde foi filmada a novela Paraíso Tropical) e Summerville Beach Resort, onde uma noite poderá chegar a uns meros 4000 - 5000 reais (aproximadamente, 1740 - 2175 euros).


Depois de um prolongado e relaxante banho na Praia de Muro Alto, de uma caminhada pela areia fina e esbranquiçada, algumas fotos, e seguimos para a zona zul de Porto de Galinhas chegando à Praia de Maracaípe. Esta praia é bastante conhecida pelas suas ondas e pelo surf. Possui um pontal onde desagua o Rio Maracaípe, formando um cenário lindo de manguezais.

Manguezal no Pontal de Maracaípe (clicar para ler, vale a pena!)

E no próximo post segue a aventura em Porto de Galinhas ;)

4 comments:

  1. SM,

    Não se fica a rir durante muito tempo. Dentro de uns dias parto para São Tomé e Príncipe que, recordo-lhe, é genuinamente um dos últimos paraísos na terra!

    Beijo,

    Alexandre

    PS - Divirta-se. O mais que puder!...

    ReplyDelete
  2. Alexandre,

    Sem querer desapontá-lo, olhe que vou continuar a rir por muito e muito tempo!!! E quando não for por mim, que seja pelos meus Amigos e por sentir que estão felizes e a desfrutar a vida! ;)

    Aproveite também o mais que puder em São Tomé e Príncipe!

    Abraço

    ReplyDelete
  3. SM,

    Tem toda a razão! Usei mal as palavras. Pois, oxalá que nunca deixe de ter motivos para sorrir. E fico contente por perceber que está a passar por momentos muito bons aí. As suas fotos transpiram felicidade. Aliás, vê-se pelo brilho dos seus olhos... Ehehehehe...

    Beijo,

    Alexandre

    ReplyDelete
  4. Lindas fotos. bjinhos e muitos sorrisos
    :)*

    ReplyDelete