Sunday, April 24, 2011

Coração de Bananeira




Coração de Bananeira ou Umbigo de Bananeira


Esta foto foi retirada da internet porque o entusiamo de ver um Coração de Bananeira no jardim traseiro do pensionado foi tal que provocou o esquecimento do registo fotográfico!


Desde que cheguei a Recife tenho tido um problema de frieiras nos pés. Poderá ser algum tipo de micose, mas sinto que a própria água provoca o ressecamento da pele e, muito provavelmente, estará também na origem das frieiras entre os dedos dos pés que incomoda por demais. A ideia era esperar até chegar à Chapada Diamantina e conseguir um talo de abóbora, mas entretanto descobri um pé de bananeira com um Coração de Bananeira no jardim da parte de trás do pensionato. Problema resolvido! O corte deste pedúnculo em nada influencia o crescimento da bananeira ou do respetivo fruto, uma vez que o Coração de Bananeira não possui qualquer função biológica.

A solução do meu problema...

O líquido extraído diretamente do Coração de Bananeira serve para cicatrizar feridas abertas; um preparado específico também cura e previne problemas de bronquite.




Duas aplicações por dia e dois dias depois estou quase healed!

Nature's Power!

5 comments:

  1. Silvia,

    Anos e anos seguidos a viajar por lugares remotos e ambientes precários trouxeram-me vários problemas desses. Até que há uns anos o problema foi bem mais grave e por pouco, mesmo muito pouco, não passei para outra dimensão. Todo o esforço dos médicos para impedir — com sucesso... — que eu mudasse de vida, partindo desta para outra, foi ajudado por doses industriais de antibióticos, que não só resolveram o problema que eu tinha naquele momento, como, pelos vistos, me terão, aparentemente, deixado imune a esses males que são as micoses e fungos nos pés. Não deixei nunca de continuar a fazer o mesmo tipo de viagens pelo mesmo tipo de destinos, nem tão pouco mudei os cuidados que adopto para me proteger, mas o certo é que já lá vão cinco anos sem voltar a usar qualquer pomada. De qualquer maneira, fiquei a saber como posso resolver um eventual problema destes, se tiver por perto um coração de bananeira, como todos dos que estiveram ao alcance da minha mão ainda há poucos dias, em viagem por São Tomé e Príncipe. Obrigado!

    Beijo,

    Alexandre

    ReplyDelete
  2. Alexandre,

    Pois é...qualquer ferida aberta nos pés é um verdadeiro perigo e, muitas vezes, as pessoas nem têm consciência disso. Esse tipo de problemas nos pés é uma "porta aberta" para todo o tipo de bactérias e, em consequência, infeções entre outros problemas sérios que podem colocar a nossa vida em risco, surgem. Principalmente, para quem anda em lugares onde há problemas de escoamento - como é o caso de Recife! – e onde a cada dois metros se formam poças de água estagnada e de cheiro insuportável carregadas de fungos e bactérias, os pés devem ser protegidos! Acredito que para si, e durante todas as suas viagens por lugares subdesenvolvidos, esta situação de risco é constante. Mas, como também sempre digo, há que prevenir mas não viver em função do que “poderá acontecer se…”. Há quem me chame irresponsável e inconsciente por pensar desta forma, eu digo: sou assim, não há nada a fazer!

    Abraço e conte-nos sobre S.Tomé…

    ReplyDelete
  3. Alexandre,

    Esqueci de lhe dizer!

    Este extrato do coração de bananeira é realmente eficaz, não duvide em usá-lo se estiver num país longínquo e com algum tipo de ferida aberta nos pés. Cuidado com a roupa e até com as mãos porque o extrato oxida rapidamente e mancha tudo. Outra observação é que, tendo muitos compostos voláteis, parte do extrato acaba por evaporar e se transformar numa espécie de pasta mas, guardado num pequeno recipiente, pode ser usado sem qualquer problema.

    Agora, de vez em quando, vou colocando assim umas dicas de produtos alternativos naturais, sempre com base no poder das plantas e frutos...não deixe de espreitar e seguir os conselhos!!! ;)

    Abraço

    ReplyDelete
  4. :) Eu sou pela natureza e acho ela que tem todo o poder da cura.
    bjinhos

    ReplyDelete
  5. Olá mjoaob,

    Sem qualquer dúvida, o poder da Natureza é incomensurável! Agora só é preciso que o Ser humano seja capaz de a valorizar e cuidar!

    Abraço grande e bom fds ;)*

    ReplyDelete