Monday, July 23, 2012

Plantando Abacateiros - Quinta da Junceda

O meu primeiro contacto com este fruto magnífico, o abacate (também conhecido por pêra abacate), foi em 2006 numa das minhas primeiras viagens ao México. Fazendo parte de uma das iguarias mais típicas deste país, o guacamole, comecei também a apreciá-lo simples nas saladas. Apesar de ter um sabor muito suave, a sua textura aveludada torna os famosos batidos (açucarados) brasileiros uma especialidade divinal! Hoje em dia encontra-se com facilidade abacate nos mercados e também a produção em Portugal começa a ser significativa, embora o abacateiro seja uma árvore originária do México e América do Sul.
A tarde deste domingo foi brindada com um maravilhoso convívio e a plantação de três mudas de abacateiro na Quinta da Junceda (Alfena). Apesar do abacateiro crescer mais facilmente em solos leves e drenados, tentamos criar as condições necessárias ao seu desenvolvimento, considerando as características do terreno da Quinta da Junceda.
Agora é cuidar e aguardar acreditando que a Mãe Natureza nos auxiliará!







O abacate é uma fruta com inúmeros benefícios à nossa saúde pela sua composição rica em açúcares, proteínas e vitaminas (em particular altos teores de vitamina A). Possui ainda quantidades significativas de gorduras monoinsaturadas (extraídas da semente e do mesocarpo do fruto), ferro, cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas C, E e B6.
Alguns dos benefícios do abacate passam pela redução da taxa de colesterol e pressão sanguínea, poder antioxidante e anti-inflamatória, previne perturbações digestivas, combate a fadiga mental, e auxilia a formação de ossos e dentes. O abacate também é bastante usado em aplicações cosméticas para a pele e cabelo. Deixo aqui duas receitas  de cosmética natural bem simples e eficazes:

Máscara para pele
  • 2 colheres de sopa de abacate
  • 1 colher de sopa de mel
  • Bater os ingredientes no liquidificador
Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte. A máscara hidrata a pele e forma uma espécie de película que age na revitalização do tecido.
Máscara para cabelo
  • 1/2 abacate
  •  1 colher de sopa de óleo de amêndoa
  • 1 copo de iogurte natural
  • Bater os ingredientes no liquidificador
Aplicar o creme nos cabelos e, se para potencializar o tratamento, pode-se envolver a cabeça com um saco plástico para conservar a temperatura e assim acelerar o processo de hidratação. Deixar agir durante 20 minutos. Depois lave o cabelo normalmente. A máscara vai dar brilho e hidratar o cabelo.
Para mais informações sobre este fruto delicioso e dados sobre a sua produção em Portugal clic aqui.

No comments:

Post a Comment