Friday, July 10, 2009

Puerto Vallarta - San Miguel de Allende - Dolores Hidalgo - Atotonilco


Puerto Vallarta é uma cidade que vive do turismo, sendo um lugar bastante bonito e convidativo a longas caminhadas pela praia e muita água de fruta para hidratar! Pelas manhãs caminhava, aproximadamente, 1h 30 até alcançar o supermercado mais próximo onde encontrava pãozinho fresco para o pequeno-almoço. Valia a pena pelas vistas, pelo exercício e pela recompensa final de tomar um bom e económico pequeno-almoço!



Durante as caminhadas pelo malecón podiam apreciar-se diferentes esculturas e estátuas alusivas a tradições do país e respectiva cidade de Puerto Vallarta.


À esquerda estátua representando o típico folclore mexicano (muito bonito ao vivo!); à direita uma de inúmeras estátuas metálicas que quase sempre se relacionam com o mar e o quotidiano desta cidade: a sereia que tocava saxofone...


Continuando a caminhada pelo malecón...




Deixando Puerto Vallarta em busca de praias mais limpas e menos exploradas turisticamente, chega-se a Punta de Mita que fica en la puntita de la Riviera Nayarit, como se pode ver no mapa anexado. Valeu mesmo a pena a busca dessas praias...






E deixando Puerto Vallarta, ficam na memória os dias de calor húmido e sufocante, a luminosidade espectacular ao entardecer, as chuvas assustadoramente fortes pela madrugada e os almoços en La Chata versus almoços económicos com as suas aventuras e sorrisos pelo meio...


Deixando Puerto Vallarta seguiu San Miguel de Allende, uma cidade colonial que transpirava história sobre a indepêndencia de México. É uma cidade muito, muito bonita! De ruas estreitas, casas de cores fortes (laranjas, vermelhos, amarelos) é um gosto caminhar e sentir o peso da importância desta cidade e da gente desta cidade durante todo o processo da independência do México.



Hotel super barato, limpo, com internet em pleno centro histórico. Que mais se pode pedir?






Mas o verdadeiro grito de independência (o Grito de Dolores) foi dado num pueblito chamado Dolores Hidalgo (a guerra foi declarada na madrugada de 16 de Setembro de 1810 pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla na paróquia de Dolores Hidalgo -
para saber mais detalhes)

Chegando a Dolores Hidalgo.


Silvia dando o seu grito de independência :P (atrás estátua de Miguel Hidalgo dando o Grito de Dolores)

Paróquia de Dolores Hidalgo

A caminho de Atotonilco


Para terminar em beleza e recuperar desta intensa viagem pela história da independência do povo mexicano, entre Dolores Hidalgo e San Miguel de Allende fica Atotonilco conhecido pelos seus inúmeros balneários de águas termais. Assim sendo, à las Grutas e relaxar.




De verdade que quase adormeço aqui de tão relaxada...


E para breve está destinado o regresso a Saltillo...fica a dúvida se o "passeio" terminou ou se ainda há oportunidade de espreitar outros lugares no México. Levo recordações muito bonitas deste país; sinto-o na alma e na pele!

1 comment:

  1. é verdade que o "dia zero" foi básicamente passado a navegar (na web) mas é realmente difícil competir com imagens como estas que deixam realmente água na boca. O México deve ser lindíssimo como parece. Espero que estejas a desfrutar. Por aqui, as férias ainda estão a começar, pelo que há tempo para recuperar e deixar o pc descansar um bocadinho.

    ReplyDelete