Saturday, August 22, 2009

Saltillo y Sarapes


O México é mundialmente conhecido pelos seus sombreros e coloridos sarapes. O Museo del Sarape y Trajes Mexicanos fica no centro da cidade de Saltillo, no meio das casas de estilo colonial típicas desta cidade. Entre diferentes cidades de distintos Estados, segundo o mapa de produtores de sarapes do museu, Saltillo é a única cidade do estado de Coahuila que fabrica estas famosas mantas coloridas. Pequeno mas muito interessante, o Museo del Sarape y Trajes Mexicanos apresenta os tradicionais teares e outros instrumentos e materiais necessários no processo de tecelagem. Adorei ver e reconhecer alguns dos muitos trajes típicos de cada zona do México.

Bem ao estilo mexicano, com muita cor!
Relíquias...
E depois desta visita ao museu foi caminhar pelas ruas de Saltillo. A caminho da Iglesia San Juan de Nepomuzeno por la calle Miguel Hidalgo fui tirando algumas fotos a casas antigas e assim mostrar a arquitectura colonial desta cidade que tanto interesse me desperta. Há algo de místico nestas casas grandes de entradas em arco e azulejos vistosos. Aqui ficam algumas fotos.










Terminei no Teatro da Cidade Fernando Soler, informando-me sobre as peças que estão a passar neste momento. Continuarei a apresentar Saltillo...

4 comments:

  1. Olá SM!

    Boa luz, bons enquadramentos, um céu lindo carregado de nuvens a pedir chuva e a lembrar-me a cor do mar nos Açores, onde adoro perder horas a olhar para o Atlântico; para fazer boas fotos é preciso mais do que bom equipamento e ao contrário do que já me respondeu, o mérito das suas fotografias está longe de ser do seu equipamento. E nunca se esqueça que excesso de modéstia também é vaidade, mas ao olhar para as suas fotografias sente-se que se empenha nelas e aquilo que fazemos com paixão torna-se especial, como. Continue com essa visita guiada por Saltillo e não só, que eu aqui deste lado de cá do oceano começo a ficar cada vez com mais vontade de conhecer o México. Um velho amigo meu, que morreu há uns meses, partiu quando estava prestes a ir comigo ao último país que lhe faltava visitar para ter completado uma autêntica volta ao mundo, passando por todos os países independentes e territórios autónomos. Esse país era o Iraque, onde eu próprio também acabei por não ir (hei-de ir, porque ficou prometido, mas agora não há pressa...); já muito doente, o meu amigo completou a visita aos estados mexicanos que lhe faltavam. Ele só tinha estado em 17 dos 31, mais o DF, e acabou até por repetir alguns. E a Silvia, quantos estados do México já conhece?...

    Um beijo,

    Alexandre Correia

    ReplyDelete
  2. Olá Alexandre,

    Até agora conheci 14 dos 31 estados (Coahuila, Chihuahua, Nuevo Léon, Sinaloa, Durango, Tamaulipas, San Luis Potosi, Zacatecas, Aguascalientes, Jalisco, Nayarit, Querétaro, Guerrero, Guanajuato), mais México DF. Espero antes de regressar a Portugal visitar pelo menos mais dois estados, Baja California e Quinta Roo. Ficaria muito contente, mas se não for possível agora não ficarei decepcionada, haverão mais oportunidades. E fico muito contente por ter tido a sorte de conhecer a essência deste país no meu dia-a-dia. Um dia descreverei num post as características que melhor definem México.

    Quanto à minha habilidade para a fotografia acredite não é mesmo excesso de modéstia (nem vaidade), apenas tenho a noção de que me faltam bastantes conhecimentos nesta área. Mas realmente é algo que adoro mesmo muito fazer e, aos pouquinhos, vou tendo a percepção de como conseguir uma foto melhor. Gostaria de aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos sobre fotografia e penso fazê-lo muito em breve. Somente quando passo a minha máquina para “mãos alheias”, aí sim, dou as minhas indicações como se fosse quase uma “expert”! :)

    Continuarei a mostrar-lhe com muito gosto Saltillo e espero poder apresentar-lhe mais alguns lugares maravilhosos deste país!

    Abraço,

    Silvia

    ReplyDelete
  3. Oi, Sílvia!
    Adorei todas as coisas sobre o México que li no seu blog. Essas fotos do museu, então... lindas! Principalmente a da caixa registradora antiga.
    Seguirei lendo!
    Beijo! Mariana

    ReplyDelete
  4. Olá Mariana,

    Que bom receber a tua visita! E fico contente que te interessaste por estes "pedacinhos" meus vividos aqui no México.

    Beijinhos,
    Silvia

    ReplyDelete