Tuesday, August 4, 2009

Conhecer Camargo

Pelas redondezas de Camargo...

Muito rancho, muita terra tostada pelo sol e muita plantita xerófila (plantas adaptadas a regiões áridas).

Monumento dedicado aos Indios Conchos

La gente piscando chile (apanha de chile). É muito bonito ver os campos repletos de chiles de diferentes cores e tamanhos, dependendo da qualidade. São camiões e camiões carregados de toneladas dessa verdura tan picosa. Não conheço nenhum mexicano que não acompanhe a sua refeição con su salsita, mesmo aqueles que dizem que não apreciam muito molhos picantes, esse "muito" é tão relativo!...


O teatro de Camargo

Templo paroquial San Isidro Labrador


Ruas de Camargo




Típico no México publicitarem lojas, e todo o tipo de eventos sociais, através de pinturas em casas e muros. Na verdade, é muito apelativo e dá um "toque especial" às cidades.



Entretida com as minhas plantas... Ao fundo uma zona habitacional financiada pelo governo. Famílias mais carenciadas recorrem a apoios governamentais para poderem adquirir casas de humilde construção, mas assim começam por conseguir e enriquecer o seu património.




E para terminar este post e já quase despedindo-me de Camargo, um breve comentário. Gosto de manter-me informada mas aqui no México não tenho por hábito ler o jornal ou ver as notícias pela televisão. Considero um "desgaste emocional" desnecessário ver e ouvir falar de tanta morte e tanto crime. Hoje foi uma excepção e, como me pediram, lá comprei o jornal regional El Diario. A primeira página demonstra bem o que digo sobre "desgaste emocional", e por mera casualidade não aparece na foto nenhum corpo descabeçado ou ensanguentado como de costume. É um problema contra o qual este país luta diariamente e as pessoas devem manter-se informadas e unidas para combatê-lo. Mas quem deveria fazer por solucionar esta questão não o faz. Há demasiados interesses em jogo e demasiada corrupção. Infelizmente, esta sim é uma tempestade à qual o povo mexicano não pode escapar.

E agora, de regresso a Saltillo! Hasta pronto...

No comments:

Post a Comment