Tuesday, December 22, 2009

Outono no Porto


Depois da pequena sessão de fotos por Braga e Guimarães seguia-se a série "Outono no Porto". Escrevi diversos textos sobre o Porto, esta cidade tão cinzenta mas tão cheia também de lugares encantadores repletos de histórias e curiosidades. O Porto dispensa apresentações. Quem visita Portugal deve parar no Porto para sentir e desfrutar a essência deste país e da cultura portuguesa. Entre inúmeras vivências e fotos que captei nesta minha cidade, acabei por me cingir a este breve texto despido de detalhes e uma única foto de um lugar muito especial. Estou...poupadinha... É o espírito natalício!



Molhe na Foz do Douro num dia de Outono...
(Família ao longe e a Amiga Rocio aqui mais perto, no molhe da Foz do Douro.)

11 comments:

  1. Olá Silvia,

    Escrevo-lhe ao mesmo tempo que espreito as luzes alaranjadas do porto de Buenos Aires a reflectirem-se nas águas do Mar de Plata, esse enorme estuário que separada a Argentina do Uruguai e que é a porta para o mesmo Atlântico que tantas vezes espreitei nesse mesmo molhe da foz do Douro, durante cerca de dois anos e meio imensamente felizes em que vivi no Porto, embora nunca tivesse deixado de trabalhar baseado em Lisboa. Essa imagem trouxe-me alguma nostalgia. Mas, acima de tudo, fez-me reflectir e isso permitiu-me ver, uma vez mais, que já vivi coisas tão boas, tão especiais, tão únicas, que realmente recompensam todas as outras, tão duras, tão desanimadoras, ingratas, por vezes até tristes que também fazem parte da minha vida.

    Beijo,

    Alexandre

    PS - O espírito natalicício assenta na generosidade, pura e simples. Não seja poupadinha...

    ReplyDelete
  2. Hoje o frio abriu uma brecha e deixou entrar um rasgo de calor nas memórias de uma cidade de contrastes que me deixou sinceras saudades. Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. A fotografia está um espectáculo.

    ReplyDelete
  3. Que foto bonita, amiga... e o nosso Porto é tão belo... com cinzentos e com o azul do mar e do rio... o verde do Parque do Cidade e de tantos outros belos jardins e parques... enfim, o Porto é lindo... como tu:)))

    ReplyDelete
  4. Silvia amada,


    Eu encontrei uma citação francesa, de François de La Rochefoucauld: "A hipocrisia é reverência do vício diante da virtude". Então espero que os nossos Natais nos apresente virtudes verdadeiras...

    Sobre as cidades portuárias, eu vivi a maior parte da minha vida em uma cidade que já foi um grande porto, mas que hoje está praticamente desativado. Mas ao contrário da sua cidade do Porto, a minha cidade é um Porto Alegre, este é o nome da cidade, ao sul do Brasil.

    Temos lá calores de 42 graus e frios que congelam até o termômetro. É uma cidade de extremos, tal como me parece ser a sua cidade do Porto. Assim como os seres humanos, são essas as cidades mais apaixonantes. Porque o amor e o ódio seguem sempre juntos, de mãos dadas.

    beijinhos doces da Gui

    ReplyDelete
  5. Sílvia,

    Adorei este post - muito inspirado e bonito. Aproveito para desejar-te um feliz Natal e muita saúde para o ano que entra.

    Que continues a brindar-nos com tua criatividade e inteligência neste blog.

    Beijinhos,

    Antonio

    ReplyDelete
  6. hola silve !!!
    Does this mean your back in Portugal ?
    Ciao hermana !!!
    missing you !!!
    Marvin

    ReplyDelete
  7. Sílvia - vou aproveitar o espaço de teu blog para te desejar um 2010 muito iluminado - como a foto!

    Beijos,

    Antonio

    ReplyDelete
  8. Meus queridos Alexandre, Gimbras, Miguel, Joaninha, Gui e António (por ordem de recepção de comentários :)

    Peço desculpa pelo atraso da minha resposta aos vossos comentários, mas nestes últimos dias tenho sido um pouco descuidada com este meu canto (blog) embora não tenha deixado de espreitar os vossos. Obrigada pelas vossas palavras, votos e atenção. Uma das memórias boas de 2009 foi a criação deste blog e a oportunidade/alegria de vos conhecer e de me sentir mais perto daqueles que já faziam/fazem parte da minha vida.

    Um abraço e um sorriso para todos,

    Silvia

    ReplyDelete
  9. Marvin, mi Hermanito!!!

    I’m in Portugal since November. We have to meet again! Let me know where you will be next year otherwise I will visit you in your homeland ;) Big kiss and see you soon*** Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Linda esta foto. Um ano cheio de coisas boas.
    bjinho

    ReplyDelete