Monday, January 18, 2010

A minha lógica


Tudo na vida flui com uma lógica muito lógica. Depois de ter lido um post muito interessante sobre a manutenção de um blog, já abordei/analisei este tema em distintas ocasiões. Numa conversa banal, entre o alternar de um trago de café e uma dentada num pastel de nata, falava com uma Amiga sobre blogs. Aliás, a conversa iniciou-se quando essa Amiga mencionou o caso de vida de um conhecido; alguém que usava o seu blog como escape a uma imensa solidão, e concluímos que realmente muita gente cria blogs com o objectivo de exteriorizar aquilo que os atormenta (seja isso o que for, a solidão, o trabalho, ou até mesmo o futebol como já cheguei a comprovar). Daí saltamos para o facto de ter iniciado o meu quando fui viver para o México, usando-o como ferramenta de contacto e divulgação do meu estar à família e amigos. Na verdade, também criei o blog para testar o meu poder de síntese em palavras e fotos; os emails escritos antes da sua existência eram verdadeiramente grandes e o tempo para os redigir sempre que o desejava era insuficiente. Claro que ao criar um blog a partilha de histórias e estados de espírito seria mais frequente e alargada; alargada a curiosos. Mas isso não me incomodava, nem incomoda. Regressando ao cerne da questão e evitando desvios maiores, recordo a intenção de terminar este blog uma vez que a aventura por terras mexicanas também tinha terminado (nem que temporariamente). Claro que pensei nisso. A minha Amiga disse - em tom de quem quer convencer alguém - “não o termines”, e depois de lhe explicar o porquê de o manter as nossas reacções fundiram-se e vi que realmente fazia sentido. Tinha lógica. Mantive-o, e vou mantê-lo até assim o desejar, pelo título que escolhi. Devia ter escrito algumas palavras quando regressei a Portugal de forma a introduzir esta nova fase da minha vida, evidenciando essa lógica. Não estamos nós em constante transformação, evolução, METAMORFOSE? Eu acredito que sim. Pelo menos é o que sinto em relação a mim e aos que me rodeiam. Por essa razão vaguearei mais uns tempos por aqui, descrevendo esta minha metamorfose. Faço-o principalmente para mim, mas gosto da partilha. Entretanto, à parte desta conversa, não de mas no café, hoje um outro Amigo fez-me ter mais consciência do meu blog. Errar é humano - esta frase é célebre em diversas circunstâncias da nossa vida! - e cometer erros ortográficos acontece. Confesso que é algo que me incomoda. Não gosto de cometer erros ortográficos, embora por vezes, e principalmente nos últimos tempos, surgem algumas confusões debido también a unas mesclas medio raras entre mi idioma y otro cualquier que ya no me acuerdo muy bien! Me hago entender? De qualquer maneira, a correcção feita - alheia a confusões entre idiomas - tem toda a lógica e com certeza não voltarei a cometer o mesmo erro :)


E porque me encanta a sinergia existente entre a palavra e a imagem...



... imaginem, interpretem e vivam a metamorfose na sua plenitude.

7 comments:

  1. Olá Silvia,

    Foi a sua aventura mexicana que me atraíu ao seu blog. Através dele, conheci as suas impressöes de um país que eu ainda näo conheco, mas que tenho curiosidade em conhecer. Sinceramente, foi por isso que comecei a "visitá-la". Mas a frequencia das visitas acabou por criar uma ligacäo diferente e mais do que seguidores do blog um do outro, tornámo-nos amigos. E os blogs säo o ele de ligacäo mais fácil para alimentar esta amizade, por permitirem manter um contacto que, apesar do distanciamento natural deste mundo virtual, nem por isso tem de ser distante, até porque é muito efectivo, por vezes mesmo afectivo, já que é frequente as nossas histórias cruzarem-se com experiencias e vivencias mais pessoais, que däo, precisamente, esse cunho humano que torna os nossos blogs, o seu e o meu, bem como mais alguns que säo comuns nas nossas listas de "vistas frequentes", particularmente interessantes. Digo particularmente num sentido literal. Podem näo ser interessantes para muitos outros visitantes, que surgem ao acaso, mas säo-nos para nós. Por alimentarem este contacto, täo agradável. Tantas palavras para, no fundo, lhe dizer numa só o essencial da mensagem: continue!

    Beijo,

    Alexandre Correia

    PS - E näo se preocupe, porque o seu portugues é francamente bom. Destoa da média da blogosfera, onde a nossa língua é täao, täo maltratada que nem se consegue ler...

    ReplyDelete
  2. amiga,
    adorei o post do teu blog amigo (é a beleza da blogosfera - saltita-se de blog em blog) e concordo plenamente com aquilo que escreveste.
    fico feliz por não dares um término ao teu blog - porque sim, faz todo o sentido como amiga seguir (viver?) a tua metamorfose, e deixarias os meus 10 minutos de leitura matinal um pouco vazios :)

    quanto à linguística, eu melhor do que ninguém sou um atentado à língua portuguesa - misturo línguas com demasiada facilidade (na escrita mas também na fala). mas se decidiram assassinar o "português" com o novo acordo ortográfico (ao qual me recuso aderir), por que não escrever como bem nos apetece?

    one big kiss de ton amie li :)

    ReplyDelete
  3. Acho bem que continues o teu Blog... principalmente quando tens "amigos" que te visitam, e querem saber de ti, quer estejas na China ou aqui ao lado. E é claro que tens muuito para mostrar, principalmente com um curso de fotografia a fazer :)
    Bj

    Luz

    ReplyDelete
  4. Olá Alexandre!

    Sem dúvida que este blog, para além de ter facilitado o contacto com a família e amigos quando estava fisicamente longe, proporcionou o conhecimento de algumas pessoas muito especiais, como o Alexandre. No fundo, a visita de certos blogs acaba por se tornar num hábito; assim como lemos um jornal informativo para conhecer o estado geral do mundo, desejamos saber também como está o mundo em geral dos nossos amigos.

    Abraço

    ReplyDelete
  5. Li-linda,

    Pois fico muito feliz por te sentir sempre tão perto e por viver, comprender e aceitar contigo esta metamorfose inerente às nossas vidas.

    Baci e abbraci for my polyglot amie :)

    ReplyDelete
  6. Morena linda (meaning: Luz),

    Se aqui me querem, por aqui fico! Está decidido! :P Com muitas fotos (é claro!) e algumas histórias ;)

    Beijocas Gigantes

    ReplyDelete
  7. Oi, Silvia!
    Acredito que todos nós, os blogueiros, passamos por periodos como esses, onde questionamos o "ter ou nao ter". Eu ja tive outro blog anteriormente, e sinceramente, me arrependo de ter removido-o. Ele tinha o mesmo nome e entao o meu blog hoje teria lá os seus 5 anos de vida.

    Naquela época eu começcava a escrever, entao nem sempre estava inspirada. Acabei criando um truque... as vezes estava mais inspirada e escrevia mais, entao eu costumava guardar os textos que sobram em uma "caixinha de emergência", para ser usada nas horas em que faltava inspiração. Outro truque é ter algum vídeo legal, algum texto bacana recebido pela internet, e utilizar quando não tiver realmente nada para publicar.

    E daqui a pouco a inspiração volta, como que por magia.

    Conheço gente que deixou o blog parado por mais de ano... e depois voltou...

    ReplyDelete