Friday, January 22, 2010

Ufa...


Pois é minha gente, finalmente fui experimentar algo que já tencionava há algum tempo: uma aula de CAPOEIRA. Aprendi que existem muitos tipos de capoeira, mas os dois principais são a capoeira Angola e a capoeira Regional. Aprendi também, para além da ginga, uns quantos passos bonitos de se ver, mas difíceis de fazer - principalmente quando é a primeira vez que se contacta com esta arte marcial/dança afro-brasileira - como a rasteira, o S dobrado, o parafuso, o aú, entre outros que não me lembro agora... E apesar das dores musculares sentidas no momento da aula, e da intensificação dos mesmos no dia de hoje, - sentadinha nem custa muito, o problema mesmo é caminhar - confesso que gostei muito e se pudesse seria uma actividade que valia a pena dar continuidade. Como todas as actividades físicas, a capoeira exige um treino frequente (persistência) e empenho para que haja uma evolução na aprendizagem. Se não se proporcionar dar seguimento à capoeira nos próximos tempos, espero realmente que algum dia isso seja possível!

Grupo Esquiva da Associação de Capoeira Corda Bamba, Lençóis (Brasil)

Foto cedida pela Amiga com quem sempre partilho maluqueiras boas... :)

4 comments:

  1. Olá Silvia,

    Nunca tive genica para essas coisas, mas reconheço que a Capoeira é uma arte incrível de movimento e destreza física. Há quem a considere um estilo de luta, há quem a considere antes uma dança. Para mim, talvez o mais correcto seja uma fusão das duas coisas. E só ouvir a palavra leva-me a viajar pela memória, até ao norte do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, e a um lugar absolutamente incrível chamado Jericoacoara, onde todos os dias, antes do cair do sol, se reúne um grupo de capoeira na praia, fazendo um treino que logo se transforma num espectáculo cheio de público. Vi essa performance várias vezes, sempre com o mesmo gosto. E acredito que se um dia passar por lá, não resistirá a entrar na roda...

    Beijo,

    Alexandre Correia

    ReplyDelete
  2. Olá Alexandre!

    Fica realmente a vontade de passar/estar nesse lugar lindo, Jericoacoara, e apreciar o grupo de capoeira na praia. Quanto ao entrar na roda, hummmm…duvido entrar; prefiro ficar sentadinha a maravilhar-me com aquele ritmo musical e movimentos impressionantes! :)

    Abraço

    ReplyDelete
  3. "Se não se proporcionar dar seguimento à capoeira nos próximos tempos", só existe uma solução:
    LENÇOIS DURANTE (pelo menos) 1 MÊS:PPPPP

    Vai ser lindo. Eu sei que vai***

    ReplyDelete
  4. Vai sim senhora... Não vejo a hora!

    Beijos de Sol :)

    ReplyDelete