Tuesday, March 23, 2010

Instinto



‹Instinto› A experiência, com toda a certeza, dar-me-à um maior à vontade em seleccionar as melhores fotos, desviando-me desta indecisão que me faz sentir perdida entre a intuição e a opinião – minha e de outras pessoas. Esta fotografia intitulada Instinto, entre inúmeras outras que considero especiais, foi a escolhida para a Exposição na Velha-a-Branca; e, rapidamente, aqui vos conto a sua história.

Caminhando pelas ruas gastas de memórias que se entrecruzavam com outros tantos pequenos becos e vielas, subia os degraus da Ribeira que me conduziam ao alto da Ponte D. Luis I. Em direcção contrária surgiu, quase que vinda do nada, uma onda de murmúrios e olhares - turistas de origem por mim desconhecida – que se encantavam com os detalhes daquela caminhada descendente que os levava às histórias do Rio Douro. Entre essa onda e o meu caminho, como uma breve pausa, repousava um gato. Eu aproveitei esse momento para capturá-lo com a minha câmara e trazê-lo como uma recordação. Não se moveu, nem me olhou. Parecia hipnotizado. Era a força do seu ‹instinto› que o impedia de responder às tentativas de agarrar a sua atenção. E assim, com a chegada do meu silêncio e a oportunidade de eternizar um momento onde múltiplos olhares se cruzavam, disparou a câmara. Guardo a recordação.

7 de Março de 2010


5 comments:

  1. Profundidade na foto e nos comentários ... e parece que há uma gaivota que sim hipnotiza o gato.

    Maravilhosa foto, de verdade.

    Beijos,

    ReplyDelete
  2. Oi Antonio!

    Pois, a gaivota…e o 'instinto' levou o felino a fixar a sua atenção :) Que bom que gostou da foto!

    Beijo grande,
    Silvia

    ReplyDelete
  3. Ele se confunde com a paisagem, incrível!

    ReplyDelete
  4. Oi Mariana!

    É verdade, há uma espécie de camuflagem; o gato acaba por se confundir no meio daquele chão e muros de pedra. Há uma semelhança nos tons! Podemos ir pela teoria da selecção natural de Darwin :) a lei da sobrevivência!

    Silvia

    ReplyDelete
  5. o olhar do gato e a linha do corrimão que nos guiam para as pessoas, anónimas

    ReplyDelete