Thursday, January 27, 2011

Cores, Cheiros e Sabores

Um dos maiores benefícios de visitar ou viver noutro país, para além do enriquecimento pessoal, é a oportunidade de vivenciar os potenciais de uma outra cultura e, normalmente, a gastronomia é um dos aspectos mais marcantes de um lugar. Neste caso, para além da bela gastronomia existente no Brasil - que começo a conhecer e a degustar com mais prazer cada dia que passa - a diversidade de frutas é surpreendente. Assim sendo, achei por bem dedicar este post ao que de novo tenho experienciado neste país que sempre tanta atenção me chamou. Quando visitei em 2004 Fortaleza experimentei o famoso suco de acerola; aqui em Lençóis pude comprar na feira semanal que ocorre todas as segundas (sextas também mas com menos vigor no que toca a gentes, frutas e verduras) esse fruto pequenino de tons avermelhados quando amadurecido e que nos proporciona a bebida da felicidade - ouvi esta expressão na televisão e achei engraçada! Espalhada pela cidade, em certas chácaras, é possível encontrar a árvore da acerola. Feito em casa este sumo é verdadeiramente uma delícia! E depois de recordar a acerola e também o sumo de mangaba - que experimentei em Julho quando pela primeira vez estive aqui na Chapada Diamantina - foi a vez de conhecer a seriguela, o umbu, o mucugê, a pitanga, o genipapo, a fruta-pão e a banana de café. Entretanto, um dos mais recentes hobbies na cidade de Lençóis é chupar mangas - como se diz por estas bandas. É incrível ver a quantidade de mangueiras a cada par de metros na rua e pode-se dizer que é uma dádiva dos céus – só é preciso ter cuidado para não levar com a respectiva dádiva na cabeça! A fruta nesta cidade, principalmente manga e jaca, é realmente abundante e acessível a qualquer um sem a necessidade de a comprar. Também me impressionou a variedade de mangas – manga rosa, manga espada, manga rabelo, entre outras, que se diferenciam pelo tamanho, cor e sabor. Ah! Não vou esquecer a maracujina – que nos chega a Portugal vinda da Colômbia e conheço com a designação de granadilla – e do seu sumo fabuloso e com efeito calmante – dizem que é bom para quem tem problemas de sono, mas já comprovei que não surta qualquer efeito em mim! Para além das frutas começo a distinguir as árvores ou arbustos que nos abençoam com toda esta cor, cheiro e sabor em forma de sumos, geleias, petiscos ou pela própria fruta natural. E a descoberta continua!...

Café da manhã com "banana de café", batata doce e um belo doce caseiro de goiaba. Pequeno-almoço ligeirinho...

O belo genipapo, de sabor peculiar e bom para fazer chá!

"Maracujá de Cobra" encontrado na trilha para o Vale do Capão. Madurinho é muito bom!


A famosa jaca que pode ser "mole" ou "dura" conforme a rigidez dos seus gomos.


"Banana passa" que, apesar do seu aspecto "diferente" - chamemos-lhe assim - é uma delícia! Seca primeiro ao Sol e depois num fogão a lenha, a banana passa é muitas vezes usada nas trilhas como complemento vitamínico para as longas caminhadas.


DICA: para quem gosta de coco fresco recomenda-se a desgustação deste com um belo café forte. O sabor final que se sente é único!

2 comments:

  1. Agora você precisa provar o suco de cajá! É divino. Beijos, Mari.

    ReplyDelete
  2. Vou provar sim Mari! ;) Beijo grande

    ReplyDelete