Sunday, March 20, 2011

"Oh, linda..."

Segundo o mito popular, o nome da cidade de Olinda teve origem numa exclamação do fidalgo português Duarte Coelho - "Oh, linda situação para construir uma vila!" - que fundou esta cidade, ainda como um povoado, em 1535. Verdadeiro ou não esse mito, o que é certo é que chegando a Olinda há a necessidade de exclamar esse encanto; principalmente, quando se começa a explorar a parte alta e mais tradicional da cidade. Olinda faz parte da Região Metropolitana de Recife, e, mesmo a uns meros 6 Km, a viagem de ônibus torna-se longa, demorando cerca de 1h15 pelas inúmeras voltas e paragens até a chegada - é aqui que acabo por sentir um pouquinho a falta do meu carro para poder transformar uma viagem de 1h15 nuns simples 20 minutos, mas sem queixas! A paragem aconselhada em Olinda foi a que fica mesmo em frente à praia de São Francisco. Praia tranquila, sem ondulações, de águas translúcidas e esverdeadas, com pequenas embarcações pescatórias que lhe dão um encanto particular.

Refúgio ao calor forte que se fazia sentir (Praia São Francisco)


Para quem gosta de caminhar e não se deixa impressionar facilmente por acentuadas ladeiras, conhecer Olinda torna-se numa agradável experiência de algum esforço físico e contemplação de um lugar cheio de encantos históricos e arquitectónicos. Não é preciso mapa e muito menos guia. Caminhando dá para conhecer a cidade e é fácil reconhecer os lugares mais visitados, é só seguir os táxis - oh! turista preguiçoso!!! :)

No total são 16 igrejas na cidade de Olinda e, curiosamente, no sábado tudo o que é museu e igreja está fechado, à excepção da Igreja de Nossa Senhora das Graças (Seminário de Olinda) - o ponto mais alto da cidade - e o Museu Mamulengo (museu dos famosos bonecos gigantes).

Chegando a Olinda e saindo na paragem da Praia de São Franscisco, a poucos metros, encontra-se a Igreja do Carmo. Subindo até o ponto mais alto da cidade é possível vislumbrar a mesma igreja num cenário fabuloso de céu, mar e vegetação!


Ruelas típicas e casinhas coloridas da zona alta da cidade de Olinda.



Convento de Nossa Sra. das Neves


Vista panorâmica de Olinda - repleta de vegetação, absolutamente lindo! - e ao fundo Recife (edifícios da Praia de Boa Viagem e Pina).



E no Museu Mamulengo dizia assim:

Olinda capital dos bonecos

Olinda é conhecida também como a cidade dos bonecos: bonecos gigantes, bonecos pequenos, mamulengos e fantoches que traduzem e cantam seus sonhos, suas alegrias e suas tristezas. Nesse Universo mágico, nossa cidade abriga o primeiro e mais importante museu de bonecos da América Latina, cujo acervo é considerado uma preciosidade com bonecos do século XIX aos contemporâneos.

E, ainda com cheirinho a Carnaval, numa das ruas de Olinda fomos abraçados pela música e alegria dos bonecos gigantes e das gentes daquela terra.


É só festa!

No comments:

Post a Comment