Monday, May 2, 2011

Canela

Poucas devem ser as pessoas que não conhecem a canela. Pessoalmente, adoro canela e é uma das especiarias que uso com bastante frequência não só pelo seu agradável sabor e aroma, mas também pelos seus benefícios terapêuticos. Nos supermercados, normalmente, esta especiaria encontra-se na forma de pau ou pó. Surge agora a oportunidade de mostrar a árvore da canela que nos proporciona esta fonte de sabor e saúde. Originalmente, esta árvore provém do Sri Lanka (sendo a canela considerada a de melhor qualidade), embora se desenvolva noutros países como o Brasil (a caneleira da foto é de Recife!). A canela é obtida da parte interna do tronco e os seus efeitos terapêuticos são diversos.


Os usos medicinais da canela baseiam-se na prevenção e tratamento de doenças como gripe (um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel) e problemas de pele como o acne (aplicar um pouco de canela junto com sumo de limão nas áreas afetadas da pele). É eficaz também para problemas digestivos, estimulando a digestão e prevenindo flatulências. Há estudos científicos que provam todo este potencial medicinal da canela, incluindo casos de diminuição de colesterol e ajuda no tratamento de pessoas com diabetes tipo 2.

Para quem aprecia canela, em certos preparados, juntar mel potencializa ainda mais todos os efeitos terapêuticos considerando as propriedades antibióticas e anti-inflamatórias (entre outras) deste último.


As folhas têm entre 7 a 18 cm e são lindas! Para além da sua beleza ótimas também para preparos culinários. Para compotas e geleias juntar umas folhas da árvore da canela confere um sabor único!



Vamos lá saborear canela!

4 comments:

  1. Eu adoro canela. O sabor, o cheiro,... ;D
    bjito

    ReplyDelete
  2. E gostando fica bem mais fácil saborear ;)

    Beijo grande*

    ReplyDelete
  3. Nestes três últimos dias comecei a andar constipada...então, uma colher de sopa de mel com uma colherzinha de café de canela (assim meio a olho) pela manhã em jejum foi "tiro e queda" ;) Com isto também deu para aliviar o estômago!

    Viver e Aprender! ;)*

    ReplyDelete
  4. e a acrescentar à tua longa lista, a canela pode também ser utilizada como meio para afastar pombos (ex. do meu balcão) :-)
    basta molhar a área a "desinfestar" e polvilhar com pò de canela.

    bjinhos,

    l.

    ReplyDelete