Wednesday, May 23, 2012

I EIPAM - Plantas Aromáticas & Medicinais

No âmbito do Festival de Chás e Ervas do Mundo decorreu, no passado dia 18 de Maio, o I Encontro Ibérico de Plantas Aromáticas e Medicinais (EIPAM). No meio de alguma correria, ainda deu para preparar dois resumos e propor a apresentação dos mesmos em poster:

Comparação do perfil mineral de plantas aromáticas obtidas por agricultura biológica e convencional.

Avaliação do potencial citotóxico do extrato bruto metanólico e frações de folhas de Larrea tridentata frente a células cancerígenas humanas.

 Work done! Preparar a mochila e carregar baterias para a viagem! Valeu a correria!

Este encontro teve como temática central a inovação e valorização económica das plantas aromáticas e medicinais, unindo produtores, investigadores e variadíssimos outros atores nacionais e internacionais na fileira das plantas aromáticas e medicinais. Pessoalmente, considerei o evento valiosíssimo, dando-me a conhecer mais em detalhe os trabalhos de investigação que têm sido desenvolvidos em diversas instituições de Portugal, e até as expectativas de alguns produtores em relação aos resultados desse trabalho. Valeu o conhecimento, os contactos, o convívio!

Ficaram milhares de ideias a pairar na mente e muita vontade de continuar nesta área que inclui o estudo e produção de plantas com potencial terapêutico.

Flor do cardo @Amendoeira da Serra/ Pulo do Lobo

Os extratos desta planta possuem importantes atividades biológicas para a saúde humana (potencial antioxidante e antitumoral).


 @ Beja

 I Encontro Ibérico de Plantas Aromáticas e Medicinais @ Instituto Politécnico de Beja

 Aldeia da Amendoeira da Serra - Início da organização do Festival de Chás e Ervas do Mundo

O Festival de Chás e Ervas do Mundo foi organizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o Instituto Politécnico de Beja, a Universidade Sénior de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral, e teve lugar em Beja e Mértola (Amendoeira da Serra, Monte do Vento) nos dias 14 a 20 de Maio. Promover a excelência das plantas aromáticas e medicinais e ervas silvestres, juntar produtos, produtores e promotores das diferentes espécies, e de distintas regiões num evento que procurou igualmente dar relevo às componentes científicas, pedagógicas e sociais que as ervas e chás possibilitam e exigem foram os grandes objetivos deste certame.

Aproveitar para desfrutar os ares do Alentejo...

No comments:

Post a Comment