Monday, April 30, 2012

Plantas & Etapas da Vida

(Saltillo, México 2009)
Chega assim o culminar de uma etapa recheada de trabalho, sacrifícios, partilha, sorrisos, algumas frustrações, e muito conhecimento, com a escrita da PhD thesis. Ao fim de 4 anos a lidar com as pequeninas e resinosas folhas da Larrea tridentata (nome científico de uma planta medicinal usada pelos indígenas norte-americanos, conhecida no México por Gobernadora, Guamis ou Chaparral, e nos EUA por Creosote bush) há que colocar no papel o trabalho desenvolvido, interpretá-lo e defendê-lo. Estou preparada. A escrita exigirá mais umas semanas e no momento da defesa será só explicar cada etapa, cada direção tomada, cada conclusão tirada. O estudo desta planta abriu-me as portas a um mundo muito especial que relaciona a Natureza, a Ecologia, a Saúde Humana, entre outras vertentes. Permitiu integrar-me noutras áreas distintas da rigidez científica, mas foi também essa rigidez que me proporciou ferramentas de compreensão sobre o potencial das Plantas e da sua aplicabilidade em termos práticos que aportam melhorias significativas na nossa saúde e bem-estar.

Daqui surgem outros caminhos, outros projectos, outras viagens! Também estou preparada. Seguirei este caminho onde as plantas e todo o seu potencial são reconhecidos, respeitados e valorizados. Não sei se a investigação se incluirá nesse percurso, mas os últimos 8 anos deram-me bagagem suficiente para arriscar outros voos com segurança e otimismo.

(Lençóis, Chapada Diamantina, Brasil 2011)

Let's get to work full of good vibes!

No comments:

Post a Comment